Controle dos corpos num mundo pré-apocalíptico em “Onde Está Segunda”

O filme “Onde Está Segunda?”, dirigido por Tommy Wirkola, traz uma narrativa de um planeta “pré-apocalíptico” – 2073, com seus recursos fragilizados pela superpopulação, onde o sistema político impõem duras regras às famílias que desobedecerem a política do filho único.

Em meio a toda essa perturbação – com o regime vigente – uma mãe Karen Settman, dá a luz a sete crianças do sexo feminino e vindo a falecer logo após o parto. O avô Terrence Settman (Willem Dafoe), – que não via a filha há anos, veio ao hospital visitá-la. Todavia, em decorrência do fato ocorrido se encarrega de garantir a sobrevivência das sete netas. Contrariando a decisão política, ao acreditar que suas netas possam viver sem fragilizar os recursos escassos, e consequentemente evitar a criogenia – sistema que mantém os irmãos adormecidos até que haja uma adequação econômica do planeta.

Assim, o avô decide utilizar-se de um plano inusitado, colocando o nome de cada criança de acordo com os dias da semana. Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo. Como são bebês considerados ilegais, ele precisa manter sigilo e certificar-se de que ninguém notará as crianças. Para isso, ele busca trabalhar que cada irmã adote uma única identidade para todas. Embora, cada irmã apresentasse uma personalidade diferente. Passando-se  por Karen Settman (Noomi Rapace). Com um rigoroso esquema: cada menina poderia sair às ruas somente no seu dia da semana. E elas obedecem metodicamente os ensinamentos do avô.

O plano simples funcionando perfeitamente, só que em um dado dia, uma das irmãs desaparece sem deixar vestígios. Segunda foi pega pelos policiais que muito assustada, foi levada até Nicollete Dime – a presidente, a qual se refere à moça, de estar pasma pelo fato da família ter ido tão longe, em desobediência ao sistema. “Sete filhas… o que seu avô estava pensando… faz ideia de quanta comida e água foram tiradas das outras pessoas? … se todos fôssemos egoístas, o mundo terminaria amanhã!”.

Após a prisão da irmã Segunda, o pavor toma conta das demais irmãs, ao temerem ser descobertas pela polícia, que trava uma guerra na tentativa de capturá-las, para puni-las com a hibernação, como determina o sistema vigente.

Sabendo-se que o filme “Onde Está Segunda?” utiliza-se de um sistema político que tenta a qualquer custo controlar a taxa de natalidade, evitando uma superpopulação do planeta, na tentativa de preservar os poucos recursos. Todavia, faz uso de um sistema ditatorial. Pois o casal que desobedecer as regras impostas, sofre punição com a criogenia.

O filme em questão aborda sobre as questões do controle e a vigilância. Foucault havia postulado sobre esse tipo de sociedade, na qual ele traz o conceito de Sociedade Disciplinar para levantar uma análise sobre os processos de disciplina que operam sobre as instituições e para isso ele toma como modelo o panóptico, para demonstrar o uso do espaço e do tempo.

Em seguida, Deleuze também teoriza sobre as formas de controle, mas levando em consideração que essa vigilância ocorre na sociedade como um todo, operando sobre os corpos dos indivíduos e não mais através de delimitações marcadas. Nas palavras de Lauro (2017), “o Controle marca por processos de Desterritorialização”, operando não mais externamente, mas internamente.

Esse poder pode ser visto de forma bastante direta na trama do filme, onde o controle passa a determinar os modos de vida, escolhas, enfim, dita os padrões que objetivam integrar as singularidades e controlar a diferença.O filme mostra que apenas um tipo de família era aceito nessa sociedade, e quando ocorria o desvio, como no caso da família da personagem Segunda, era imediatamente regulado através das regras disciplinares.

Afirma-nos Deleuze, que a Disciplina é uma forma de estabelecer o Poder interferindo no mecanismo fundamental de todos os corpos, funcionando como um filtro: o que passa para a realidade deve ser filtrado, numa perspectiva de manter uma sociedade sob controle. Todavia, não podemos nos habituar com uma vida mergulhada na angústia, onde a obediência já não é mais questão de disciplina, mas de hábito.

Assegurando-nos, que se faz necessário, tomarmos medidas para combatê-lo. Visto que, com sistemas ditatoriais, conseguiram camuflar os verdadeiros problemas, introduzindo uma Axiomática em nossas cabeças. Precisamos recuperar o plano de flexibilidade que dá sentido aos problemas. Sendo necessário lutarmos por novas estratégias. Deixando-nos a reflexão: que “o que é inquestionável é a necessidade de questionar! Posicionar-se é a primeira manobra de resistência”, segundo DELEUZE (1990), apud LAURO (2017).

Portanto, ao invés de se estabelecer controles rígidos sobre o crescimento populacional, é possível utilizar-se de medidas mais flexíveis, para o controle da taxa de natalidade, constituído a partir de políticas públicas, visando adotar ações de educação com campanhas de orientação à população e incentivo com a distribuição gratuita de contraceptivos, preservativos, dentre outros métodos, para uma prática efetiva de planejamento familiar, afirma SILVA (2014).

Sabendo-se que medidas de implantação de controle da taxa de natalidade pode ser o alicerce para a solução de vários problemas que assolam o planeta, todavia deve ser bem elaborado, visto que pode afetar as economias de uma nação (SILVA, 2014), como por exemplo, nas fases de transição demográfica, uma vez que, reduzindo o nascimento de indivíduos, reduzirá consequentemente o número de pessoas ativas para o trabalho, que implicará numa menor arrecadação governamental, e sobretudo a sustentação dos benefícios da faixa etária idosa.

 Referências:

DELEUZE, G. Sociedade de Controle. (1990). Disponível em: <https://razaoinadequada.com> Acesso em: 06/11/201/deleuze-sociedade-de-controle/

FILME. Onde Está Segunda? (EUA). Direção: Tommy Wirkola. 2017. Netflix. 123 minutos.

SILVA, W. S. Controle de natalidade. (2014). Disponível em: <https://razaoinadequada.com> Acesso em: 06/11/2017

FICHA TÉCNICA DO FILME

ONDE ESTÁ SEGUNDA?

Diretor: Tommy Wirkola
Elenco: Noomi Rapace, Glenn Close, Willem Dafoe, Marwan Kenzari
Pais: EUA  
Ano: 2017
Classificação: