Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador

Como seguir em frente e continuar a ter esperança mesmo quando a vida parece sufocar todos os nossos sonhos?

O filme conta a história do jovem Gilbert Grape (interpretado por Johnny Depp). Ele, morador de Endora, uma pequena cidade no interior Iowa (EUA), é responsável pelo sustento de sua família desde a morte do seu pai, que cometeu suicídio há 17 anos.

Gilbert mora com a mãe; duas irmãs (Ellen e Amy); e o irmão caçula Arnie (Leonardo Di Caprio) que tem retardo mental grave. Segundo os médicos, Arnie deveria ter vivido, no máximo, até os dez anos de idade, mas ele já iria completar 18 anos. O fato de o irmão ter sobrevivido e contrariado o diagnóstico dos médicos era motivo de festa para essa família.

A mãe de Gilbert, Bonnie, entrou em depressão após o suicídio do esposo. Ela é obesa mórbida e precisa dos cuidados diários de seus filhos. Devido a seu excesso peso, ela já não pode mais sair de casa.

Arnie, por sua vez, sempre se mete em problemas, entre outras coisas, ele tem o hábito de subir na caixa d’água da cidade, o que deixa a cidade em alvoroço trazendo problemas para Gilbert, que é o único que consegue fazê-lo descer de lá.

Por sua dificuldade de se comunicar e de se relacionar com outras pessoas, Arnie não estuda e está sempre acompanhando o irmão. Gilbert tem um papel paternal na vida de Arnie, ele sempre conversa com o irmão, o apoia, o educa, dá banho, ensina valores e preceitos.

A vida de Gilbert muda com a chegada de uma jovem à cidade. Becky (Juliette Lewis) mora com sua avó em um trailer e está atravessando o país em uma caravana, por problemas mecânicos elas ficam na cidade por alguns dias. Assim ela e Gilbert se conhecem. Esse encontro marca a vida dos dois para sempre. O amor entre eles é instantâneo.

Conviver com sua família está cada vez mais difícil.  Gilbert não suporta mais as cobranças e nem as responsabilidades que tem, mesmo sendo tão jovem. Em uma determinada ocasião ele perde a paciência com Arnie e acaba agredindo o irmão fisicamente. Gilbert se arrepende e não se perdoa por isso.

Na festa de aniversário de 18 anos de Arnie eles fazem as pazes. O amor entre os dois irmãos é genuíno.

O relacionamento com a família passa por momentos bons e conflituosos, como todo núcleo familiar, mas Gilbert encontra em sua namorada um apoio para lidar com essas divergências. Becky tem uma personalidade forte e ao mesmo tempo doce, ela incentiva Gilbert a lutar por seus sonhos e ele, por sua vez, aprende com ela que pode ser alguém diferente, alguém que realmente gostaria de ser.

O amor entre os dois cresce cada vez mais. Gilbert Grape aprende a sonhar.

A família aos poucos vai encontrando seu caminho quando outra tragédia acontece. A obesidade da mãe acaba levando-a a morte. Gilbert e os irmãos enfrentam um dilema, pois se veem obrigados a incendiar a casa com o corpo da mãe dentro, já que não podem carregá-lo para um funeral tradicional.

E mesmo em meio a tanto sofrimento a família encontra, uns nos outros, o apoio necessário para lidar com mais essa situação.

Nos momentos em que o núcleo familiar parece mais conturbado, podemos perceber que o amor é o sentimento que motiva esta família. Mesmo com suas divergências, todos cuidam uns dos outros, mutuamente, com carinho e cumplicidade. Sob um panorama sistêmico, pode se inferir que a família ao fugir dos padrões tradicionais de estrutura nuclear, obriga cada um de seus integrantes a assumir para si papeis específicos e fundamentais para o bom funcionamento da dinâmica familiar (SANCHEZ, 2012).

Cada um dos membros da família, com sua particularidade, parecem somar com a dinâmica do grupo; Gilbert é o provedor, ao manter o lar; suas irmãs cuidam da casa e das necessidades básicas e da família, sendo a irmã mais velha a figura maternal; e Arnie é o elo que liga todos eles. Eles nem percebem, mas todas as ações da família giram em torno de Arnie.

Acompanhando o desenvolvimento da trama é possível compreender os motivos que os levaram a tomar cada uma das decisões que mudaram suas vidas, principalmente, no que diz respeito a compactuarem com o incêndio do lar, culminando na incineração do corpo da mãe.  A família exercita a resiliência, permitindo-se, por meio da experiência e da superação dos conflitos anteriores, formar esquemas que lhes permitem lidar com os novos problemas, progressivamente.

Não há como não se envolver nos dilemas de cada um dos personagens, nem como não desejar um destino melhor para todos eles.

Referência:

SANCHEZ, Fatima Abad. A família na visão sistêmica. In Makilim Nunes BAPTISTA, M. N.;TEODOR, Maycoln L. M.  (Org.). Psicologia de Família: Teoria, Avaliação e Intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2012. p. 39-47.


FICHA TÉCNICA DO FILME

GILBERT GRAPE: APRENDIZ DE SONHADOR

Diretor: LasseHallström
Elenco: Johnny Depp, Leonardo DiCaprio, Juliette Lewis, Mary Steenburggen, John C. Reilly, Darlene Cates, Laura Harrington, Mary Kate Schellhardt.
Produção: David Matalon, Bertil Ohlsson, MeirTeper
Roteiro: Peter Hedges
Fotografia: SvenNykvist
Trilha Sonora: BjörnIsfält, Alan Parker
Duração: 118 min.
Ano: 1993
País: EUA
Gênero: Drama
Distribuidora: Paramount Home Entertainment
Estúdio: Paramount Pictures

Hudson Eygo
Psicólogo, Coordenador do Serviço de Psicologia – SEPSI do CEULP/ULBRA, Coordenador da Área de Psicologia do Portal (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento, e Colunista do Blog Psicoquê. E-mail: hudsoneygo@gmail.com