Número 23

Que revelações o número 23 pode trazer a tona?

Superstição e obsessão. Estes são retratos do filme Número 23, lançado em 2007 e que tem como protagonista Jim Carrey (Walther Sparrow) interpretando um pai de família e apanhador de animais que ao ganhar de sua esposa Agatha (Virginia Madsen) um livro intitulado “O número 23” se vê obcecado pelas revelações ou não que este número pode trazer a tona.

Ao iniciar a leitura o personagem de Carrey se torna um refém do livro que, aos seus olhos, retrata sua própria história de vida, uma autobiografia de todos os medos e angustias vivida por Sparrow. A partir de então, nasce uma paranóia com o número 23, que o assombra a cada nova descoberta ou coincidência.

Segundo o filosofo Pitágoras, os números dão-nos como que um gênero de parâmetro para a vida. Tudo o que existe está automaticamente ligado à Matemática. Ainda de acordo com Pitágoras, os números são a manifestação do divino e estão na base do Universo.

Ao assistir o filme o espectador mesmo que por um instante, se vê navegando junto com o personagem nas histórias que o livro apresenta além, de muitas vezes se perguntar – “Isso é uma verdade”? E até mesmo fazer contas junto com o personagem para tentar chegar a um fato que leve ao número 23.

O longa metragem nos leva a discussões sobre as possíveis revelações ou coincidências que o enigmático número 23 pode apresentar. Verdade ou não, com sua paranóia o filme nos prender a atenção e ao final leva o espectador a descobertas que, para alguns, são vistas como coincidências já para outras como demonstrações do poder que os números têm, em especial o 23.

PS: esta resenha foi finalizada as 11:23:23 horas (coincidência?)


FICHA TÉCNICA DO FILME

NÚMERO 23

Diretor: Joel Schumacher
Elenco: Jim Carrey, Virginia Madsen, Logan Lerman, Danny Huston.
Produção: Beau Flynn, Fernley Phillips, Tripp Vinson
Roteiro: Fernley Phillips
Fotografia: Matthew Libatique
Trilha Sonora: Harry Gregson-Williams
Duração: 97 min.
Ano: 2007
País: EUA
Gênero: Suspense
Distribuidora: Não definida
Estúdio: New Line Cinema
Classificação: 14 anos