Sim Senhor!

Sim Senhor é um longa-metragem norte-americano de 2008 realizado por Peyton Reed. O filme é uma adaptação de livro homônimo de Danny Wallace.

O filme conta a história de Carl Allen (Jim Carrey) que tem uma vida rotineira no seu trabalho, amigos cansados de suas desculpas e diz “não” a todas as possibilidades que lhe surgem. Sua vida muda quando vai numa palestra de auto-ajuda que o compele a falar apenas “sim” a todas as coisas. As situações que o envolvem são as mais variadas e cômicas possíveis, mas ele aprende que aceitar tudo de imediato pode colocá-lo em situações desconfortáveis.

Carl Allen tem apenas um hobbie: estar em sua casa assistindo filmes, saindo cotidianamente para uma locadora de vídeos. Sua vida é formada através da resposta reflexa “não” como desculpa e esquivas quando é chamado por seus poucos amigos para sair.

Depois de estar quase perdendo seus amigos e ter um sonho que o encontram morto em seu apartamento percebe que sua vida está passando sem que ele perceba. Então decide ir à palestra de auto-ajuda que lhe diz que tudo o que se deve fazer é dizer “sim” para tudo na vida.
Este filme trata com muita comédia um homem entediado com sua própria vida e inerte dentro de sua casa, que lhe sugere uma zona de conforto, apenas existindo, mas não conseguindo viver o que se passa ao seu redor e muitas vezes não percebendo o tempo passar, como se realmente estivesse morto. Após mudar sua percepção com o mundo externo, aceitando-o através do “sim”, ele fica, ao início, exposto as situações não planejadas e vivendo apreciadamente o mundo ao seu redor que nem ao menos sabia que existia.

A ansiedade e o controle acabam causando o infortúnio de estarmos vivenciando uma sensação prematuramente e pensamentos depressivos de (re)vivenciarmos situações e, ambos, nos fazendo optar por seguirmos caminhos predeterminados. Este filme expõe uma mudança de visão sobre a própria vida e que vivenciarmos o momento nos traz satisfação e nos leva a sair da rotina.

Não se trata de apenas “sim” ou “não”, na verdade trata-se da própria mudança, o fato de vivenciar novidades nos transforma. A mudança é essencial para nos renovar.

Às vezes tudo é tão rotineiro que não nos atemos aos detalhes do que está acontecendo. Será que estamos vivendo ou apenas existindo?


FICHA TÉCNICA DO FILME

SIM SENHOR

Diretor: Peyton Reed
Elenco: Jim Carrey, Zooey Deschanel, Bradley Cooper, Danny Masterson, Terence Stamp, Sasha Alexander, Molly Sims, John Michael Higgins, Patrick Labyorteaux, Fionnula Flanagan, Rhys Darby, Nikki Giavasis, Rocky Carroll, Brent Briscoe, Maile Flanagan.
Produção: Jim Carrey
Roteiro: Nicholas Stoller, Jarrad Paul, Andrew Mogel, Danny Wallace
Fotografia: Robert Yeoman
Trilha Sonora: Mark Oliver Everett, Lyle Workman
Duração: 104 min.
Ano: 2008
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Classificação: 14 anos