Pranaterapia: “A medicina do Milênio”

Insônia, irritabilidade, ansiedade, enxaqueca, depressão, são palavras bem conhecidas e que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, de todas as idades. Saber lidar com as dificuldades não é tarefa fácil, levando em consideração as exigências da vida moderna, como o trabalho, posição social, família, que levam muitas vezes ao esgotamento físico, mental e emocional.

Com o intuito de auxiliar nessas questões pertinentes, o Mestre Choa Kok Sui, filipino de ascendência chinesa, estudou e desenvolveu a Pranaterapia, sendo um conjunto de técnicas simples, porém muito eficazes para renovar as energias e promover bem-estar em todas as áreas da vida.

O estudo da Pranaterapia se iniciou na década de 80 e ao longo de duas décadas, o Mestre Choa realizou pesquisas e experimentos que comprovaram que as pessoas, por meio da sensibilidade das mãos, podem limpar e energizar o corpo bioplasmático cortando elos de energia negativa de maneira rápida e eficiente.

Atualmente conhecida como “medicina do Novo Milênio”, a Prana auxilia a medicina convencional em níveis físicos, energéticos, emocionais e mentais. Para falar sobre essa técnica, o Portal (En)Cena convidou o Farmacêutico, Terapeuta e Psicoterapeuta Prânico, Luiz Carlos Alves.

(En)Cena –  O que é a Pranaterapia?

Luiz Alves – A Pranaterapia ou Cura Prânica é uma técnica de terapia complementar que acelera os processos de cura naturais do organismo por meio da atuação no campo de energia, ou aura, da pessoa. Nessa modalidade terapêutica o toque físico não é necessário: o praticante retira a energia prânica contaminada e depois reenergiza com energia limpa suficiente, acelerando a taxa de cura do paciente.

Desde que foi criada, a Cura Prânica está sendo ensinada a médicos, enfermeiros, massoterapêutas, acupunturistas, quiropratas, clérigos, engenheiros e muitos outros, em todas as caminhadas da vida. Ela permitiu a eles curarem confiantemente e consistentemente no menor período possível de aprendizagem.
Para curar, basta o desejo”, afirma o Mestre Choa Kok Sui, filipino de ascendência chinesa, que durante mais de 20 anos pesquisou e sistematizou a Cura Prânica. Os conhecimentos acumulados por ele nesse período foram reunidos no best-seller “Ciência da Cura Prânica” – um marco na desmistificação da cura paranormal. A obra já foi traduzida para 28 idiomas e distribuída em mais de 45 países.

(En)Cena- Como funciona? Como são realizadas as sessões?

Luiz Alves – Basicamente as doenças no corpo físico se manifestam por excesso de energia suja, ou doente, em alguma parte, órgão ou chakra do corpo, ou por falta de energia limpa. A Cura Prânica trabalha removendo essas energias doentes e preenchendo o local com energia limpa e saudável, acelerando assim o processo de cura do corpo físico.

As sessões de Terapia Prânica são bem simples, basta um local tranquilo onde o paciente possa ficar relaxado, sentado ou deitado, na presença do terapeuta que realiza o trabalho de limpeza e energização, harmonizando assim a aura e os chakras do paciente, sem a necessidade do toque físico. Pode ser realizado também na modalidade à distância, porém, isso requer um pouco mais de prática e desenvolvimento por parte do terapeuta.

(En)Cena- Quais os benefícios da Pranaterapia?

Luiz Alves – São inúmeras as possibilidades da Terapia Prânica, podendo tratar qualquer distúrbio de ordem física ou emocional, alguns exemplos:

• Limpeza geral das energias do corpo: equilibra e normaliza os centros de energia (chakras);
• Limpeza do sangue;
• Limpeza dos órgãos internos;
• Ajuste mental e emocional;
• Terapia Prânica para casos de indisposições físicas, desde dores de cabeça a casos como Câncer, AIDS, Lupus e outros;
• Psicoterapia Prânica com Cristais para tratamento de fobias, obsessões, estresse, compulsões, vícios, medos e inseguranças.

(En)Cena – O que são Chakras?

Luiz Alves – Os Chakras, centros ou vórtices de energia são partes muito importantes do corpo de energia. Assim como o corpo físico tem órgãos vitais e órgãos de importância menor, o corpo de energia tem Chakras grandes (maiores ou principais), pequenos (menores ou secundários) e minúsculos (mini).
Os Chakras principais são vórtices de energia com cerca de 7,5 a 10 cm de diâmetro. Eles controlam e energizam os órgãos principais e vitais do corpo físico. Eles são como usinas geradoras que fornecem energia vital à esses órgãos. Quando a usina geradora funciona mal, esses órgãos adoecem, porque não tem energia suficiente para operar adequadamente.

Os Chakras menores tem cerca de 2,5 a 5 cm de diâmetro e os mini Chakras, um diâmetro menor que 2,5 cm. Os Chakras menores e os mini Chakras controlam e energizam partes menos importantes do corpo físico visível. Os Chakras interpenetram e se estendem para além do corpo físico.

Podem exercem várias funções importantes:

Eles absorvem, dirigem e distribuem o Prana para diferentes regiões do organismo; controlam, energizam e são responsáveis pelo funcionamento adequado de todo o corpo físico e de suas diferentes partes e órgãos. As glândulas endócrinas são controladas e energizadas por alguns dos Chakras principais. Essas glândulas podem ser estimuladas ou inibidas pelo controle ou manipulação deles. Muitas enfermidades são em parte causadas pelo mau funcionamento dos Chakras; alguns são pontos ou centros de faculdades psíquicas. A ativação de certos Chakras pode resultar no desenvolvimento de certas faculdades psíquicas. Por exemplo, os de ativação mais fácil e segura são os Chakras das mãos. Eles estão localizados no centro da palma das mãos e sua ativação permite o desenvolvimento da capacidade de sentir energias sutis e também de sentir auras internas, externas e da saúde.

(En)Cena –  Quais os requisitos para ser um Pranaterapeuta?

Luiz Alves – Qualquer pessoa com nível mediano de concentração pode aprender, praticar e desenvolver a Terapia Prânica, hoje presente em mais de 80 países, praticada por pessoas de todas as religiões, todas a raças, todas as classes sociais.

(En)Cena – É possível conciliar a profissão de Pranaterapeuta com outra?

Luiz Alves – Sim, você pode atender em seus horários livres, à noite, finais de semana, não tem que ser uma profissão, não há necessidade de um local específico para se atender. A Cura Prânica foi desenvolvida de maneira a simplificar tudo.

(En)Cena – Há quanto tempo trabalha com isso? Como iniciou?

Luiz Alves – Há pouco mais de dois anos. Sou farmacêutico, por acaso pesquisando sobre terapias alternativas, me deparei com o nome Cura Prânica, me chamou a atenção o método, pesquisei, li, fiz contatos com terapeutas, me informei sobre cursos, e resolvi realizar o Curso Básico, assim fui praticando em familiares e amigos e dando sequência com outros cursos, Curso Avançado, Psicoterapia, Yoga Arhatica, Cura Prânica com Cristais. Hoje atendo mais no horário noturno, finais de semana e, na modalidade, à distância.

(En)Cena – A terapia tem cunho religioso?

Luiz Alves – O Mestre Choa Kok Sui não vincula o método da Cura Prânica a nenhuma corrente religiosa. “Se quiser torná-lo religioso”, observa o mestre, “pode dizer que a força vital vem de Deus, assim como tudo. Mas é só isso”.
A imagem que suas obras nos passam, contudo, é a de uma pessoa de profunda religiosidade: ele incentivava os praticantes da cura Prânica a fazerem uma prece antes de iniciarem o tratamento, invocando a proteção divina dos arcanjos, grandes profetas, santos, anjos e guias de cura. Também orienta o praticante a receber e transmitir a energia divina de cura.

(En)Cena – A Pranaterapia pode substituir ou auxiliar os médicos nos tratamentos de doenças?

Luiz Alves – A Pranaterapia foi desenvolvida para complementar, e jamais, substituir a medicina convencional. Como auxiliar já vem sendo praticada em vários hospitais nos Estados Unidos e em Países da Europa. No Brasil, algumas clínicas nos grandes centros já contam com atendimento de Terapeutas Prânicos regularmente.

(En)Cena – Pode ser chamado de Psicoterapia Prânica, Pranaterapia e Cura Quântica?

Luiz Alves – A Pranaterapia não deixa de ser uma modalidade de Cura Quântica, existe sim esse paralelo. Já a Psicoterapia Prânica é a Cura Prânica utilizada para tratar distúrbios psicológicos, onde são utilizados as mesmas técnicas e princípios, porém, dirigidos à remoção de enfermidades psicológicas.

(En)Cena – Qual a diferença da cura Prânica com Cristais e a outra realizada com as mãos?

Luiz Alves – A Cura Prânica com cristais simplesmente utiliza cristais de quartzo como instrumentos para facilitar o trabalho do terapeuta, diminuindo o tempo das sessões e acelerando ainda mais o tempo de cura do paciente. Com os cristais se realiza o mesmo trabalho realizado somente com o uso das mãos, porém, com mais profundidade. Como o poder é maior, exige também mais cautela. O Curso de Cristais só é disponibilizado após o terapeuta realizar todos os outros cursos, e adquirir certa experiência e segurança na prática da Cura Prânica.

(En)Cena – Pra que serve a água e o sal utilizada na técnica?

Luiz Alves – Durante as sessões de Terapia Prânica, normalmente o terapeuta deixa uma vasilha com água e sal ao lado do paciente, onde é jogada a energia suja ou doente que é retirada da pessoa, com a finalidade de destruir essa energia, uma vez que a água tem a propriedade de absorver a energia e o sal, de desintegrar.

(En)Cena – A meditação está inclusa na terapia?

Luiz Alves – Algumas meditações são ensinadas nos cursos de Cura Prânica, com a finalidade de ativar alguns centros de energia do terapeuta, desenvolvendo assim seu poder de cura, sua conexão espiritual, e proporcionando também mais saúde física e emocional ao terapeuta. Algumas dessas meditações podem ser oferecidas aos pacientes que se mostrarem com disposição para a prática, pois contribuem também com o processo de cura.

Sobre o Autor:

Natural de Santa Izabel Ivaí – Paraná e atualmente morando na cidade de Paraíso do Tocantins – TO, Luiz Carlos Alves é farmacêutico – Bioquímico (1999,UEM); Pós Graduado em Farmácia Clínica e Farmácia Hospitalar (2012); Terapeuta Prânico Avançado e Psicoterapeuta Prânico com Cristais, desde 2013 pelo Instituto Prana Brasília, além de praticante de Yoga Arhatica do Mestre Choa Kok Sui.