(En)Cena participa da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

A IV Mostra ocorre de hoje, 12, até o próximo dia 15, sábado, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB em Brasília-DF


Alunos do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), integrantes do (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento, professores e colaboradores do projeto já estão em Brasília para participarem da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família.

A IV Mostra ocorre de hoje, 12, até o próximo dia 15, sábado, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, com uma vasta programação (inclusive com incursões culturais), onde serão apresentadas as ações exitosas em Atenção Básica desenvolvidas em todas as regiões do país. Mais de 10 mil pessoas são esperadas no evento.

Mostra

Durante quatro dias, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) vão trocar ideias e relatar as ações desenvolvidas nos serviços essenciais de saúde do SUS.

As experiências serão apresentadas em três espaços diferenciados da IV Mostra Nacional de Atenção Básica e as cem mais bem avaliadas vão receber diferentes premiações. “Dos relatos que foram inscritos, novecentos mais bem avaliados vão ser apresentados no espaço ciranda de experiências. O quatrocentos e oitenta seguintes vão ser apresentados no que a gente chama de dedos de prosa e tem mais em torno de dois mil relatos que vão ser apresentados nos pontos de encontro. E os relatos premiados aí varia: participar de um programa do canal saúde, chamado canal saúde na estrada,vão participar do que a gente chama de webtv, passagem e diária financiadas para visitar o Sistema Único de Saúde em um outro local para conhecer outras experiências interessantes, vão ser publicadas as experiências na Revista Brasileira de Saúde da Família”, complementa Felipe.

O (En)Cena fará a cobertura em tempo real, nas redes sociais do projeto, e também em seu site. (Com informações do Ministério da Saúde)

Entrada do Centro Internacional do Brasil – CICB, em Brasília, local onde ocorre o evento

Para acompanhar a programação diária do evento, acesse http://atencaobasica.org.br/mostra

Sobre o (En)Cena

(En)Cena: a saúde mental em movimento”, idealizado pelos cursos de  Comunicação Social, Psicologia, Sistemas de Informação e Ciência da Computação do CEULP/ULBRA, é um portal para o qual convergem produções textuais, imagéticas e sonoras referentes ao tema da loucura. Contudo, além de ser um banco dessas produções visa também estimulá-las, em especial nos serviços de saúde, pois a proposta partiu do pressuposto que há muitas experiências vividas em serviços de saúde que condizem com a proposta da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, mas que não são publicizadas. Dizendo de maneira mais direta, as experiências gestadas em serviços na rede de atendimento em saúde compõem um instrumento necessário para a mudança do modelo de atenção à saúde e, se não se transformam em memórias, em história, perdem parte do potencial que possuem em produzir novas práticas.

A principal problemática pela qual se orienta o (En)Cena é resumida pela seguinte questão: como vivenciar, em nível comunitário, a arte e a desinstitucionalização do sofrimento mental? O estímulo à vivência da arte tem sido o método inicial e principal do (En)Cena. É possível visualizar essa característica pela linguagem usada em nosso layout que, por sua vez, possui qualidade visual e comunicacional elaborada em meio à interdisciplinar relação entre a Psicologia, a Comunicação Social, os estudos acerca dos Sistemas de Informações, a Psiquiatria, o estudo da Fotografia e a prática do desenho como representante transversal da arte plástica em nossa composição da arte plástica em nossa composição.

No sentido de debater e praticar a desinstitucionalização, desde o 18 de maio de 2011, data de seu lançamento, o (En)Cena articulou parcerias importantes com a rede de serviços de saúde mental.

Risia Lima
Estudante de Psicologia (Ceulp/Ulbra), namorando a psicanálise | Bacharel em Comunicação Social (UFT) | MBA em Gestão da Comunicação nas Organizações (Univ. Católica de Brasília)