Profissional do coach visita turma de Psicologia nas Organizações

Nesta segunda-feira 30, a turma 0847 de Psicologia nas Organizações, sob docência de Carolina Santin Cotica, recebeu a visita do profissional do coach Sonielson Luciano Sousa. O convite foi feito por um grupo de acadêmicos da turma, como trabalho na disciplina, proposto pela sua docente. A visita ocorreu na sala 221 do Ceulp e contribuiu para o conteúdo trabalhado em aulas.

Turma 0847 de Psicologia nas organizações

Sonielson é mestrando em Comunicação e Sociedade; bacharel em Comunicação Social; sócio-fundador do jornal e site O GIRASSOL; professor universitário (Ceulp/Ulbra) nas disciplinas de Filosofia, Antropologia, Sociedade e Contemporaneidade; licenciado em Filosofia; graduando em Psicologia pelo Ceulp/Ulbra, personal Coach, editor e colaborador do portal (En)Cena, colaborador do Portal Educação, além de outros.

Ele inicia sua fala apresentando a origem do coach, que está atrelada à educação física, a qual buscava proporcionar um alto rendimento para os interessados. Segundo Sonielson, o profissional do coach auxilia uma pessoa não adoecida a criar estratégias para atingir seus objetivos, não se utilizando da denominação “paciente”, mas “cliente”. Essas estratégias são criadas depois de se identificar o perfil da pessoa e onde ela direciona mais seu investimento.

Apresentação de coach

Para o acadêmico e componente do grupo que fez o convite, Eduardo Busquets “foi um prazer convidá-lo, pois além de coach, é sociólogo, filósofo, antropólogo e tem excelente didática pedagógica. Estamos felizes por ele ter aceitado realizar a visita. Agora entendemos e compreendemos o assunto”.

Segundo a acadêmica e também componente do grupo que fez o convite, Lôrrane Araújo “ouvir um profissional do coach e futuro psicólogo, além de outras formações, foi esclarecedor, pois no meio profissional e acadêmico, o coach era ‘malvisto’, já que acreditava-se que ele queria fazer um trabalho que cabia apenas ao psicólogo. Esse pensamento é um grande equívoco, é uma questão ideológica. São trabalhos que podem andar juntos, independente da abordagem. As áreas se complementam”.

A visita de Sonielson fez parte de um ciclo de apresentações de trabalhos na disciplina em questão, os quais continuarão na próxima semana.

Psicóloga em formação no Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA e estagiária no Portal (En)Cena