Noite de Diva

“Dia de sorrir mais vezes”

Por Adevânia de Sá C. O. Miranda e Antônio Francisco de Carvalho

Funcionários do CRAS Paulo Coutinho de Aguiar  – Pium/TO

Como promover a saúde mental do idoso? Evitar o isolamento e a baixa auto-estima? Pensando nisso, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Paulo Coutinho de Aguiar, no município de Pium-TO, organizou um baile. O evento, denominado Noite de Diva, aconteceu no dia internacional da mulher (8 de março). Como será que elas se sentiram?

“Tomei banho, botei a roupa, passei perfume. Olhei no espelho. Ainda não estava bom. Coloquei um par de brincos, calcei o sapato. Puxei os cabelos para trás, coloquei um anel. Olhei novamente para o espelho. Parece que ainda falta alguma coisa… Ah, deixa. Já estou atrasada. Hoje é o baile Noite de Diva. Não vejo forma melhor de comemorar o dia da mulher. Mal posso esperar para ver meu par, dançar forró. Ah, lembrei o que faltava, as rugas (de preocupação). Pronto. Vou deixá-las em casa. Hoje quero esquecer quantos anos tenho. Vou lembrar apenas que sou mulher.”

Foi um evento para os idosos (homens e mulheres) se reunirem, conversarem, trocarem experiências e se divertirem. Uma noite rica em vivências artísticas, culturais e de lazer, e de incentivo a interação social (BRASIL, 2009). Ofereceu-se um jantar, música ao vivo para todos. Houve valsa, desfile e entrega de prêmios. Para valorizar a mulher, foi entregue um botão de rosa para cada idosa.

Hareli Fernanda Garcia Cecchin

Referência:

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília: Editora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, 2009.