O Que é o Janeiro Branco?

Em Janeiro de 2014, nasceu em Uberlândia|MG uma campanha com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade brasileira para a importância de todos os assuntos relacionados ao universo da Saúde – e, em especial, à Saúde Mental.

O mês de Janeiro foi escolhido por, simbólica e culturalmente, representar a renovação das esperanças, projetos e planos de vida das pessoas. A cada Janeiro, em termos simbólicos, novos horizontes se abrem à vida das pessoas, convidando-as a refletirem sobre os caminhos que já percorreram e os destinos aos quais desejam chegar. Esse convite pode ser o convite para uma vida com mais harmonia, mais propósitos e mais sentido existencial.

A cor “branca” foi escolhida por representar a possibilidade de partida de qualquer projeto, de inícios e reinícios possíveis a partir de uma “folha em branco”, um “muro em branco” ou uma “tela em branco”. Além disso, o branco, por ser a somatória de todas as cores, abre os braços para todo e qualquer projeto de vida, sempre, também, simbolizando a paz e a pureza das intenções.

Em 2014, foram realizadas dezenas de palestras em espaços públicos da cidade. Nessas palestras, as pessoas foram convidadas a pensarem sobre si e os outros, suas vidas e suas relações, seus passados e suas expectativas em relação ao futuro, suas condições existenciais e suas múltiplas – mas integradas e simbióticas – saúdes físicas, mentais, sociais e espirituais. Sempre em uma perspectiva holística, integral, plural e humanista.

Agora estamos planejando o Janeiro Branco de 2015. Você quer nos ajudar?

Acesse www.janeirobranco.org

Leonardo Abrahão P. Rezende
Psicólogo e Professor de Sociologia em Uberlândia - MG. Idealizador do projeto Janeiro Branco (www.janeirobranco.org) e Amor de Mãe muda o Mundo, ambos dedicados à saúde mental na sociedad. Editor da Revista Fale Mais Sobre Isso (Uberlândia/MG), apresentador do programa de mesmo nome no canal you tube.