Bravura e persistência de Virgínia Satir

satir-virginia

As palavras são vazias, a não ser que façam criar imagens em sua mente.
Virgínia Satir

Você já conheceu alguém realmente forte? Não necessariamente forte fisicamente, mas forte de personalidade, ideias, criatividade. Se não (ou se sim também) continue lendo e conheça um pouco de Virgínia Satir, uma mulher que desde os três anos de idade mostrava sua capacidade intelectual e de compreender o ser humano.

Fonte: http://zip.net/bqtFjd
Fonte: http://zip.net/bqtFjd

Nascida em 26 de junho de 1916, em Neillsville, Wisconsin, Virgínia já mostrava sua força e coragem, dito isso por que passou vários meses em um hospital, devido seu apêndice ter rompido, por que sua mãe não a queria levar ao hospital antes. A curiosidade sempre moveu Virgínia, se tornando uma leitora aos três anos de idade, e aos nove, já havia esquadrinhado todos os livros da biblioteca de sua escola.

Aos cinco anos, idade em que outras crianças estão mais preocupadas em brincar, Virgínia já se preocupava com seu futuro, afirmando que, ao crescer, se tornaria uma “detetive das crianças sobre os pais”. Claro que esse termo não é o mais adequado e nem ela mesma sabia mais tarde o que procuraria, mas sempre notou que havia muito nas famílias que não podia ser visto, mas devia ser externado.

No colegial, os anos de ensino médio de Virgínia coincidiram com a Grande Depressão (crise econômica de 1929), e para ajudar sua família, assumiu um emprego de meio período, participou de vários cursos a fim de se formar mais cedo, ela própria pagou seus estudos na Universidade de Wisconsin, trabalhando por meio período em uma loja de departamentos, em um projeto administrativo e mais, completando sua renda como babá.

Mas tanto esforço valeu a pena. Ao se formar, começou a trabalhar no setor privado. Em 1955, estava trabalhando no Instituto Psiquiátrico de Illinois e, no final da década, se mudou para Califórnia, onde se torna co-fundadora do Instituto de Pesquisa Mental. Satir inovou a ideia de como os problemas individuais são de fato. Ela mostrou que, na maioria dos casos, a forma como as pessoas lidam com seus problemas acaba por deixar eles maiores do que são. Ela também sugeriu como a baixa autoestima pode influenciar nos relacionamentos.

Fonte: http://zip.net/bwtCSs
Fonte: http://zip.net/bwtCSs

Em 1964, Satir publica seu primeiro livro, tendo sua reputação valorizada ainda mais a cada livro publicado e recebendo o Prêmio por Serviço Notável. Graças a suas várias fundações e organizações, Virgínia Satir recebe várias menções honrosas, sendo nomeada para vários grupos e comitês e sendo reconhecida com vários doutoramentos honoris.

E essa é Virgínia Satir, mulher de forte personalidade e que não deixou os obstáculos da vida afastá-la de seus ideais, tornando-se uma notável autora e psicoterapeuta, sendo reconhecida até hoje, mesmo depois de seu falecimento em 1989.

Fonte: http://zip.net/bvtDMm
Fonte: http://zip.net/bvtDMm

Livros de Virgínia Satir:

Aceitação

Contatos com tato

Encontre o Milagre em Você

Meditações e Inspirações

Terapia do Grupo Familiar

.

.
REFERÊNCIAS:

DILTS, R. DELOZIER, J. Virgínia Satir. Golfinho: o portal da PNL no Brasil. Disponível em: <http://golfinho.com.br/escritor/virginia-satir.htm>. Acesso em 20 Dez 2016.

The Virgínia Satir Global Network. Disponível em: <https://satirglobal.org>. Acesso em 20 Dez 2016.

FUENTES, O. Virgínia Satir (1916-1988). Disponível em: <http://www.omarfuentes.net/personajes/satir.htm>. Acesso em: 20 Dez 2016.

Psicóloga em formação no Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA e estagiária no Portal (En)Cena
Autor / Co-Autores: