“Observatório da Imprensa” cita (En)Cena durante entrevista com Bauman

 

Em programa exibido na última semana pelo Observatório da Imprensa (OI), na TV Brasil, o portal e coletivo cultural (En)Cena foi citado como um dos veículos de comunicação de referência nacional sobre as abordagens teóricas de um dos mais famosos filósofos e sociólogos de nosso tempo, o polonês Zigmunt Bauman, autor de Modernidade Líquida e Amor Líquido, dentre outros.

Conhecido nacionalmente, sobretudo entre os intelectuais e formadores de opinião de toda ordem, o Observatório da Imprensa é uma iniciativa do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (www.projor.org.br ) e projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É um veículo jornalístico focado na crítica da mídia, com presença regular na internet desde abril de 1996. Também mantém uma programação fixa que é transmitida para várias rádios e pela TV Brasil.

Durante a exibição das entrevistas, o Observatório costuma inserir manchetes dos veículos que ele julga sintetizar de forma mais adequada o tema que está sendo debatido no dia. Além do (En)Cena, o OI deu destaque para matérias veiculadas no Jornal O Globo e Revista Época, ambos da editora Globo, dentre outros.

Para a coordenadora do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, que é idealizadora e uma das coordenadoras do (En)Cena, profa. Dra. Irenides Teixeira, a menção do projeto num programa do prestígio do Observatório da Imprensa, que tem forte apelo acadêmico/intelectual, “chega num momento importante do (En)Cena, que se consolida regional e nacionalmente como um espaço de produção e troca de conhecimento”. Para Irenides, o (En)Cena representa uma verdadeira reforma  no modo como os acadêmicos, profissionais e a sociedade em geral se relacionam, “o que faz com que os três tripés da educação superior – ensino, pesquisa e extensão -, fonte de constantes investimentos por parte do Ceulp/Ulbra, se expresse de forma robusta e abrangente”, destaca Irenides, ao informar que, nos próximos dias, o portal irá apresentar um novo conceito estético e novo projeto interativo, “o que irá facilitar ainda mais o acesso dos atuais e dos novos usuários”.

Entrevista

Durante a entrevista ao Observatório da Imprensa, Zygmunt Bauman confessou que o que aprendeu com o Google “é que nunca saberei o que eu deveria saber”. Ele fez uma crítica explícita ao sistema fragmentado de absorção de informações. Para ele, “o Google tem a maior biblioteca do mundo. Mas não é a maior biblioteca de livros, é a maior biblioteca de trechos, de citações, de partes e pedaços desconectados”.

Autor de 35 livros publicados no Brasil ao longo de 26 anos, em sua rápida passagem no Rio de Janeiro, conversou com o apresentador Alberto Dines sobre filosofia, comunicação e, sobretudo humanismo. Ele se apresenta como sociólogo, mas afirma que parou de escrever há 25 anos para outros sociólogos, o que lhe interessa são os problemas das pessoas comuns e fica feliz ao dizer que com isto eliminou os intermediários.

O criador do conceito de liquidez, que inclusive foi tema de um especial no (En)Cena, aborda também questões da Europa e do Brasil. Ele se mostrou surpreso com os avanços sociais, apesar dos problemas que o país enfrenta, e declarou: “representantes de 66 governos do mundo vieram para o Rio de Janeiro para se consultarem, para aprenderem sobre a experiência de retirar 22 milhões pessoas da pobreza. Ninguém mais repetiu esse milagre, apenas o Brasil até agora.”

(En)Cena

O (En)Cena já publicou mais de 1.200 trabalhos de pesquisadores, acadêmicos, profissionais e usuários do sistema de saúde, artistas, entre outros. Com uma média de 15 mil acessos semanais. O (En)Cena já foi Destaque na Rede Humaniza SUS http://www.redehumanizasus.net/ , recebeu carta de apoio do Conselho Federal de Psicologia e Política Nacional Humaniza SUS, recebeu em 2012 o Prêmio EXPOCOM Norte (1º lugar na categoria portal) e o Prêmio INTERCOM Nacional (1º lugar na categoria portal). Em 2013 recebeu o Prêmio EXPOCOM Norte (1º lugar na categoria portal).

O (En)Cena já esteve presente em eventos nacionais e internacionais, tais como: Encontro Nacional de Psicologia Social –  ABRAPSO, Recife (2011); X Congresso de Saúde Mental e Direitos Humanos, Córdoba, Argentina (2011); I Congresso de Psicologia do Cerrado (CONPCER); 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação / INTERCOM. Fortaleza – CE (2012); Política Nacional de Humanização do SUS. Florianópolis – SC (2012), no I Encontro de Apoiadores em Humanização do Tocantins. Palmas – TO (2012). II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, Porto Alegre/RS (2012); VIII EREP Norte e Nordeste, São Luis/MA (2012). Seminário Norte de Humanização, Manaus/AM (2013).

Em maio de 2012 organizou o evento (En)Cena na Praça: Saúde Mental em Rede em Palmas-TO (2012). Foi parceiro da Coordenação Estadual de Saúde Mental do Tocantins na organização do 1º Seminário Tocantinense da Saúde Mental em Movimento com o Intersetor em Palmas-TO (2012). Foi parceiro do Ministério da Saúde e Política Nacional de Humanização – PNH no Seminário Norte de Humanização, em Manaus-AM (2013). Foi parceiro do Ministério da Saúde e esteve presente com uma equipe de 18 pessoas na cobertura do evento IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família em Brasília/DF (2014).

Desde agosto de 2012 articula e participa de todas as reuniões do Fórum Permanente de Saúde Mental do Tocantins.

Em parceria com a Secretaria Municipal e Estadual, o projeto “Curto-circuito (En)Cena de fotografia”  foi selecionado pela III chamada para seleção de projetos de Reabilitação Psicossocial: trabalho, cultura e inclusão social na rede de atenção psicossocial, do Ministério da Saúde (2012).

Recentemente, matéria e fotos publicadas no (En)Cena foram premiadas em Campinas, São Paulo, pelo Prêmio Cândidos Jornalistas, que homenageia os autores das melhores matérias jornalísticas sobre Saúde Mental e os principais parceiros do Cândido Ferreira no ano de 2014. A escolha dos vencedores foi realizada pelos usuários participantes do Ponto de Cultura Maluco Beleza. (Com informações do Observatório da Imprensa)

Sonielson Luciano de Sousa
Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), filósofo (Univ. Católica de Brasília), pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (Unitins), estudante de Psicologia (CEULP/ULBRA), especialista em Jornalismo Cultural, é editor do jornal e site O GIRASSOL, colaborador do (En)Cena e do Portal Educação, e atua como coach (SBC-SP).