“Suicídio, Homofobia e LGBT+” é tema do Psicologia em Debate

O evento acontece no dia 13 de setembro às 17h na sala 203 do CEULP e marca a ação do curso na campanha “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio

“Suicídio, Homofobia e LGBT+ – Quem a Homotransfobia matou hoje?” será pauta de discussão da 33ª edição do “Psicologia em Debate”, que acontecerá no próximo dia 13 de setembro na sala 203, a partir das 17h. Com a orientação da Profa Me. Cristina D’Ornellas Filipakis, o tema foi desenvolvido como TCC e será apresentado pela egressa de Psicologia do CEULP Flor de Lyss Feitosa.

O Psicologia em Debate do referido dia marca a atuação do curso no “Setembro Amarelo” que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito do suicídio no Brasil e no mundo.

Fonte: https://goo.gl/Tm99YH

 “Psicologia em Debate” é um espaço permanente para apresentação de trabalho de pesquisa e extensão, TCC, entre outros, dos estudantes e egressos de psicologia do CEULP/ULBRA, dando oportunidade de divulgação das atividades desenvolvidas no curso. Entre os objetivos do projeto está a instrumentalização dos alunos e o estímulo para que mais acadêmicos se envolvam em atividades científicas. 

O evento acontece desde fevereiro de 2016 sempre às quartas-feiras, na sala 203, prédio da Psicologia, no CEULP. A atividade é aberta ao público, é gratuita e vale horas complementares.

Fonte: https://goo.gl/Ng5Dys

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina)ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

Irenides Teixeira
Psicóloga, Fotógrafa, graduada em Publicidade e Propaganda com mestrado em Comunicação e Mercado. Doutora em Educação pela UFBA (2014). Atualmente é professora e coordenadora do Centro Universitário Luterano de Palmas nos cursos de Comunicação Social e Psicologia.  E-mail: irenides@gmail.com